Feeds:
Posts
Comentários

Archive for junho \30\+00:00 2010

Sabe aquela sensação de que você é útil? Pois é, foi isso que sentimos com o #Dia100Sacola2. O evento na Praça Ary Coelho foi algo inusitado, que nasceu da conversa de amigos e que deu certo. Mas o “2º Dia” foi especial.

Ver aquelas pessoas ali reunidas, bem cedinho, em pleno sábado dá um gostinho especial. A atenção da imprensa, a atenção dos empresários que nos patrocinaram e o sorriso no rosto das pessoas que ali chegavam e falavam: “Parabéns pela atitude”.

Ouvimos tantos parabéns, que podemos dizer com veemência: Parabéns a vocês que foram até lá participar conosco da iniciativa do #Dia100Sacola2.

Parabéns para vocês, que trocaram as sacolinhas plásticas por sacolas de pano. Pois mais do que ‘ganhar’ uma sacola de pano, vocês demonstraram que estão dispostos a mudarem atitudes.

Mudar é um negócio muito difícil, é matar algo dentro de si para se renovar. E o hábito de usar menos sacolas plásticas é uma mudança que pode contribuir e muito com o futuro.

Sabemos da comodidade que elas trazem, sabemos que muitos usam para colocar lixo e também sabemos que é difícil lembrar-se de proteger a natureza. Mas ainda assim, parabéns ao público que compareceu e levou para casa uma sacola durável. Esse é um dos passos para o consumo consciente do plástico.

E nos dá alento, ver hoje, passado o ‘calor do evento’, as fotos e vídeos que foram feitos no local. Em cada voluntário, um sorriso maravilhoso! Estavam todos sorrindo! Felizes em participar de algo, sem ganhar nada em troca a não ser o calor da amizade que nos uniu em um bem comum.

Obrigado aos nossos patrocinadores, que nos auxiliaram a concretizar nosso sonho. Um dia, logo no começo, perguntaram se éramos loucos. “O que? Quem vai distribuir sacola de pano assim?”

A resposta está ai! Está no #Dia100Sacola2!

Obrigado Antonio João Hugo Rodrigues, representando o grupo  Correio do Estado, o senhor foi essencial em nossa ação; Obrigado a toda equipe da Mega94 que deixou nosso evento maravilhoso com a apresentação do grupo “Dança Urbana”; muito obrigado a todos da Geonativa Florestal, obrigado Deputado Estadual Paulo Duarte, sua equipe foi muito especial conosco; obrigado Carlos Naegele e todos do Midiamax, pela cobertura e carinho; obrigado Beto Pereira, um empresário com visão de futuro e que sempre abraça causas nobres, por ter nos dado crédito de usar a marca Fort Atacadista. Um agradecimento carinhoso e especial a turma “jovem” capitaneada pelos filhos da Val, Adriano e Day com a galera do Jornalismo Uniderp, amigos pessoais e nossas famílias.

Um agradecimento cheio de amor aos “maridos”. Mauricio [marido da Berrocal] e Adair [marido da Val Reis]. Que foram companheiros, que estiveram presentes e que se orgulharam de nós. Isso é um amor sem limites (risos).

Enfim, a nossa luta continua. Ela é diária. E queremos todos vocês conosco. Que todos os dias sejam “sem sacola”.

Aposto que hoje, pelo menos uma boa parte de nós recusou sacola plástica no mercado… E se isso aconteceu, mostra que sim, nosso trabalho tem sentido…

Não vamos mudar o mundo, mas se cada um mudar um pedacinho do seu mundo, certamente viveremos em um lugar muito, mas muito melhor!

Um forte abraço a todos!

Liziane Berrocal (@berrocalcosta)
Jornalista

Read Full Post »

  • O público registrado, que trocou sacolinhas foi de 803 pessoas, sem contar os voluntários e curiosos
  • A média de troca foi de 57 sacolinhas por pessoa
  • O record foi uma moça que levou 450 sacolinhas
  • Em torno de 50 voluntários estiveram trabalhando conosco na praça
  • Arrecadamos 15.100 metros de sacolas plásticas, o que significa em média 45.300 sacolinhas
  • Tivemos ampla cobertura da mídia local, incluindo tvs, rádios, portais online, sites de eventos, twitter de diversos colaboradores, blogs, etc…

Ainda falta a apuração da escola Tomas Ghiraldelli, no Parque Lageado, que acontecerá no dia 01/07. Está sendo feito uma gincana na escola, com a participaçao de todos os alunos, que estão super empolgados. Vamos fazer a apuração e postaremos aqui os resultados obtidos.

Read Full Post »

Campanha movimenta ação social em prol ao meio ambiente
Foto: Aline Steffani

Aline Steffani

No último sábado, 26, ocorreu em Campo Grande/MS, o “Dia 100 sacola-2”, uma campanha em prol ao meio ambiente com o intuito de conscientizar a população a fazer o uso correto de sacolas plásticas, material que leva em torno de 300 anos para se decompor na natureza. A equipe do Estação da Mulher esteve presente no evento e pode observar de perto o resultado dessa ação.

Os interessados em colaborar tinham que levar ao local do evento, 20 sacolas plásticas usadas e em troca, era entregue outra retornável, além de uma muda de planta. De acordo com a publicitária, Val Reis, uma das mentoras e organizadoras da campanha, o resultado atingiu as expectativas. “Era cerca do que estimávamos. Foram arrecadadas mais ou menos 45 mil e 300 sacolinhas, sem contar com a escola, que ainda está realizando a gincana que vamos apurar no dia 1º de julho”.

Segundo a publicitária, as pessoas se mostraram muito mais conscientizadas que durante a primeira campanha que ocorreu em novembro do ano passado. “Teve gente que veio este ano, e já tinha vindo ano passado. Uma moça veio se apresentar dizendo que mudou muito a forma como pensa e que agora praticamente só usa sacolas plásticas no lixo da cozinha e banheiro, enquanto antes, usava para tudo. No ano passado tinha gente indo a loja comprar sacolas para trocar, pensando no brinde. Este ano foi mais divulgado, comentado e exposto o que é o projeto”, conta.

Com o sucesso do evento, já há planos para uma próxima campanha, mas segundo Val, isso vai levar um pouco de tempo. “A gente tinha pensando em fazer dois eventos por ano, mas tudo depende de como vai ser, pois, todos nós trabalhamos e este evento é praticamente feito em horários alternativos. Então tudo depende de tempo. Agora vamos respirar um pouco antes de pensar no próximo evento, pois é bem trabalhosa toda a organização, mas com certeza faremos o Dia 100 Sacola-3”.

No que depender de interessados em colaborar com essa causa, a campanha se repetirá muito antes do que se imagina. “Tem um pessoal de Três Lagoas/MS, que deve implantar o “Dia100 Sacola”. Estou passando as coordenadas para um rapaz de um jornal eletrônico de lá, e ele está bem animado. São sementes que plantamos e que vão dando frutos, queremos que a idéia se espalhe”, afirma a publicitária.

Como uma forma de divulgar e incentivar ainda mais o uso consciente de sacolas plásticas, haverá um sorteio no twitter, realizado pelo site sorteie.me. Quem quiser participar deve copiar a frase com o link da promoção. O sorteio será realizado logo após o jogo da seleção brasileira. Então não perca tempo, assim que terminar de torcer pelo país, venha torcer pelo planeta!

Participe e colabore com o meio ambiente! A conscientização ambiental é muito importante e esse é um interesse de todos, afinal, a vida do planeta depende da ação de cada um de nós. Se você ainda não fez a sua parte, comece já a trabalhar essa idéia. Cuide do que é seu, respeite a natureza e tenha uma vida muito melhor!

http://www.estacaodamulher.com.br/conteudo.php?id=521&cat=8

Read Full Post »

@carlarenata_ foi a ganhadora do sorteio da sacola exclusiva que o @edusantanabr doou para o #dia100sacola2

Parabéns, Carla Renata, você merece!

http://sorteie.me/xd4

Read Full Post »

Flickr Val Reis

Antenado MS – Parte1

Antenado MS – Parte2

Read Full Post »

A Campanha Dia 100sacola teve neste sábado sua segunda edição em Campo Grande. Trocando 20 sacolas plásticas amarradas entre si por uma de algodão cuidando do meio ambiente.
A idéia que nasceu a partir do encontro de amigos que se conheceram na rede, tomou corpo e agora prepara o II Dia 100 Sacola para encerrar o mês do Meio Ambiente. “Vamos trocar vinte sacolas plásticas usadas por uma linda sacola de tecido de algodão bem resistente e que pode ajudar a tirar muitas sacolinhas de circulação”, conta a publicitária Val Reis.
“Nossa intenção não é simplesmente acabar com o consumo de sacolas plásticas, até porque essa seria uma tarefa quase impossível, mas sim estimular o consumo consciente do plástico”.
Segundo ela, por mês os brasileiros ‘consomem’ em média 66 sacolas. “é muito lixo, e não é feito o descarte correto. Elas são leves, voam pela cidade, podem entupir bueiros, ir para o leito dos córregos, sufocar animais e até mesmo chegar em nossos biomas importantes como Cerrado e Pantanal”, aponta.
O consultor financeiro Cássio José lembra que a questão é complexa, pois muitas pessoas não querem mudar hábitos cômodos. “Alguns nos perguntam: ‘mas então eu vou ter que comprar saco de lixo? ’. A resposta é não! Mas será que usamos todas as sacolas que compramos para colocar lixo?”, questiona ele.
E é a questão da comodidade e do consumo consciente que o grupo quer também abranger. “Muitos comentam que a sacola de pano ou resistente é cara, então agora é mais uma questão de mudar os hábitos e fazer o bem para a natureza usando menos sacolas plásticas e também o descarte correto das mesmas”, lembra a jornalista Liziane Berrocal, que participa do grupo.
No twitter: #Dia100Sacola2
O evento que nasceu na rede de micro-blog Twitter, ganhou corpo e teve sua primeira edição em 28/11 do ano passado, quando foram trocadas 650 sacolas de panos e mil mudas na Praça Ary Coelho. Na ocasião, foram arrecadados mais de seis mil metros de plásticos e destinados para a reciclagem. (da redação)
A meta agora foi bater esse número. Para isso, o grupo confeccionou três mil sacolas de pano próprias para fazer compras. O grupo é apoiado por empresas privadas que auxiliaram na confecção das sacolas. Participam da ação o grupo Correio do Estado, Geonativa Florestal, FM Mega 94, Forte Atacadista, Deputado Estadual Paulo Duarte e o jornal Midiamax, que apóia a iniciativa ambiental.

“Hei @marcelotas só falta vc pra ajudar a divulgar #Dia100sacola2 é MS-CGR pelo meio ambiente”, escreveu a assistente social Carla Renata em seu microblog. Quem quiser ajudar é só usar a rede para dar “RT”, que é um retweet, ou seja, copiar a mensagem e divulgar para seus seguidores.
(do Midiamaxnews)

Serviço
Para trocar sacolas plásticas por uma sacola de pano, bastar juntar VINTE sacolinhas plásticas usadas e amarradas uma na outra e esperar o dia da troca que acontecerá na Praça Ramez Tebet.

http://www.treslagoasja.com.br/index.php?act=col&id=20102606204520

Read Full Post »

Dia100sacola2

Val Reis e Sergio Luiz


Hoje,26 de junho de 2010, a praça Ary Coelho em Campo Grande/MS, esta sendo palco para um mega evento de conscientização ambiental – o dia100sacola2.

A Campanha é realizada pelos amigos : Val Reis, Liziane Berrocal, Cássio José e Geraldo Tomas, todos twitteiros, resolveram criar uma mobilização para o uso consciente das sacolas plásticas.

Em 28 de novembro de 2009 foram para a praça Ary Coelho, trocar sacolinhas plásticas por sacolas reutilizáveis de tecido e uma muda de árvore nativa e realizaram o dia100sacola1.

A iniciativa superou as expectativas, foram arrecadados mais de 6km de plástico e distribuídas 650 sacolas reutilizáveis.

“A perspectiva é que neste segundo evento, a promoção ultrapasse a marca dos 30 km arrecadados e a distribuição será de 3.000 sacolas de tecido e cerca de 2.000 mudas de plantas nativas. Além disso, está programado um seminário para discussão do assunto e faremos algumas ações em escolas, pois a criançada é a maior multiplicadora da campanha.”, afirma Geraldo Tomas, consultor de seguros.

Simpatizantes com o meio ambiente, na sua maioria composta de twiteiros, da capital, e com o mote da campanha: “faça parte desta corrente”.
O Tio Sergio Luiz Gonçalves, 1º Grande Mestre Estadual Adjunto do MS da Ordem Demolay, conheceu o projeto de perto e parabenizou os idealizadores da campanha.

Este tema fará parte das intruções aos Escudeiros da Távola Redonda proporcionando conscientização ambiental aos escudeiros.

http://ordemdosescudeiros.blogspot.com/2010/06/dia100sacola2.html

Read Full Post »

Ação na Ari Coelho recolhe sacolas em nome da natureza

Sábado, 26 de Junho de 2010 11:02

Marcio Breda e Laís Latta

Acontece hoje, até o meio dia, o 2º Dia 100 Sacola, movimento organizado por Val Reis, Liziane Berrocal e Cássio José, um grupo de amigos de redes sociais na internet que busca a conscientização da comunidade quanto ao uso de sacolas plásticas, altamente poluentes.

A cada 20 sacolas plásticas de supermercado usadas, o grupo entregará uma de pano, menos agressiva à natureza. Também serão entregues mudas de árvores, como ipê rosa, flamboyant, pata de vaca rosa, aubizia, carne de vaca, jacarandá, jatobá e pitanga.

No 1º dia da ação, realizada pelo grupo de amigos e patrocinadores no dia 28 de novembro, foram distribuídas 650 sacolas de pano e recolhidas cerca de 13 mil sacolinhas plásticas, aproximadamente 6 quilômetros de plástico que seriam descartados no meio ambiente.

Na ação de hoje serão entregues 3 mil sacolas de pano e 1500 mudas de árvores, o que poderá tirar de circulação 60 mil sacolinhas plásticas, ou 30 quilômetros de plástico que fatalmente seriam descartados, na melhor das hipóteses, nos lixões.

Segundo Val Reis, no ano passado foram arrecadados apenas R$ 18 reais com a venda das sacolas plásticas para reciclagem. “É uma quantia irrisória. Por isso não existe um programa de reciclagem abrangente para elas”, explica. Porém, segundo ela, a ação representou 6 quilômetros a menos de plástico na natureza. “Isso não tem preço”.

Além de realizar a troca das sacolas, a ação tem como objetivo ensinar mais sobre o consumo consciente de sacolas plásticas, desde a utilização de pequenas quantidades até o envio para a reciclagem.

Quem for até a Praça Ari Coelho poderá pegar até 3 sacolas de pano em troca de 60 sacolas de plástico usadas. “Ano passado algumas pessoas comprara sacolas no supermercado para trocarem pelas de pano. Por isso focamos nas usadas, para conscientizar as pessoas sobre o uso consciente”, explica Liziane Berrocal.

Para a psicóloga Rosalira Figueiredo Makimori, de 47 anos, a iniciativa é um grande passo para conscientizar as pessoas sobre o que deixarão no planeta para os que virão. “Participei ano passado. Esse tipo de movimento tem que persistir”, afirma. Rosalira pegou também uma muda de pitanga preta, que irá plantar no pomar do consultório.

A dona de casa Márcia Almeida, de 33 anos, disse que tomou conhecimento da ação pela TV e que não pensou duas vezes para trocar suas sacolas usadas. Juntou todas e avisou os amigos. “Acredito que é muito importante o uso racional das sacolas. E a sacola de pano ajuda muito na hora das compras”.

A ação também se estendeu até a Escola Municipal Tomas Girardelli. A gincana começou na última terça-feira e vai até a próxima quarta (30 de junho) para recolher sacolinhas plásticas. “As crianças estão bastante engajadas. Trabalhar com elas é importante porque elas cobram os pais”, garante Liziane Berrocal.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=297546

Read Full Post »

http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=714231

Dia 100sacola. Em sua segunda edição, o evento aconteceu hoje na Praça Ary Coelho. A marca apoiada pelo Midiamax preconiza a conscientização para o uso das conhecidas sacolas plásticas de supermercados.

Somente com auxilio de voluntários e patrocínio de empresas privadas, a iniciativa movimentou a praça. A cada 20 sacolas plásticas o campo-grandense recebia de graça uma sacola de tecido, que não agride o meio ambiente. O plástico demora ao menos 300 anos para se decompor.

O evento também distribuiu mudas para a população.

Por volta das 10h30 a tenda montada para o evento ainda recebia um bom público. Cerca de 20 voluntários recolhiam as sacolas plásticas e entregavam as de tecido. Thatiana Ajala, 27, voluntária no evento, relata que teve como incentivo “conscientizar as pessoas a ter maior cuidado com o meio ambiente, reaproveitando as sacolas plásticas”, e que “não faz mal nenhum doar um sábado em prol desta causa”. A estilista levou o irmão e a mãe para ajudarem no “Dia 100 sacola”.

O movimento teve a aceitação da população. “Realmente sobra muita sacola em casa, e vira um transtorno para a gente e para o meio ambiente em geral”, comentou a psicóloga e professora Magali Coelho, que levou 80 sacolas. “Ainda sobrou muito plástico em casa, vou doar para meus amigos, incentivar eles a utilizarem melhor esse material”, completou Magali.

O evento movimentou também a área comercial na Praça Ary Coelho. Elza Almorane, 49, que vende pipoca todo dia na praça, relata que a venda de pipocas aumentou, porém não sabia do que se tratava o movimento. “Não sabia o que estava acontecendo, se tivesse conhecido antes teria trazido minhas sacolas para trocar”, comentou Elza após ser informada pelo Midiamax da temática.

Liziane Berrocal, jornalista do Midiamax e uma das organizadoras do evento, destaca o crescimento do dia: “no primeiro ‘Dia 100 sacolas’, em novembro do ano passado, nós entregamos 650 sacolas de tecido e recebemos 6.000m de sacolas plásticas, hoje esperamos recolher uma média de 30.000m, é um amento muito grande na participação popular”, comenta Liziane.

Sentada em uma cadeira e aparentemente cansada, a aposentada Glaucia Rodrigues, de 75 anos, relata que chegou às 7h para trocar suas sacolas e acabou ficando para ajudar. “É bom para o meio ambiente, temos que limpar bastante a cidade, o plástico suja muito a rua”, comenta a aposentada.

Segunda Liziane Berrocal o evento é realizado uma vez a cada seis meses, “mas também pretendemos fazer outras movimentações em prol da conscientização no uso racional do material plástico como por exemplo um Simpósio sobre o tema”.

Val Reis, publicitária e organizadora do “Dia 100 sacola”, disse que além dos meios mais utilizados, como a TV e cartazes, o site de relacionamento twitter foi de extrema importância.

“Uma média de 20% do público presente aqui na praça foram pessoas que conheceram a movimentação via twitter; foi a ferramenta que nós mais utilizamos”, encerra a organizadora do evento, que teve início às 7h da manhã e foi até às 12h.

O Midiamax é um dos parceiros na organização do “Dia 100 sacola II”.

Problema ambiental

O descarte incorreto e o alto número de sacolas plásticas causam enormes danos à natureza, polui a água, entope bueiros e piora enchentes, mata o gado, entre diversos outros problemas. A média é de 66 sacolas plásticas gastas por pessoa em todo o Brasil.

Reginaldo Coelho

Read Full Post »

O vídeo tá ruim, mas o áudio está ótimo. Vale a pena conferir.

Read Full Post »

Older Posts »